Top das melhores dietas do 2019, de acordo com os especialistas

Perder peso e ter uma dieta mais saudável é o propósito compartilhado por milhões de pessoas para este novo ano, mas saber exatamente qual é o melhor caminho para alcançá-lo não é uma tarefa fácil.


Em uma tentativa de pôr ordem à ampla oferta de dietas com que médicos, nutricionistas e empresas tentam seduzir os cidadãos, a revista U. S. News & World Report’s pediu a um grupo de especialistas qualificar os melhores planos de alimentação.


Os especialistas, através de uma pesquisa em profundidade, avaliaram 40 dietas em nove categorias, incluindo a facilidade de cumprimento, a probabilidade de perder peso significativo a curto e longo prazo e a eficácia contra doenças cardiovasculares e diabetes.


1. TRAÇO


Está projetada para conseguir reduzir os valores de pressão arterial em pessoas coexistir. Caracteriza-Se por basear a alimentação em uma mistura de frutas, vegetais, cereais e grãos integrais, proteínas magras e produtos lácteos baixos em gorduras. Suas restrições consistem em gorduras saturadas, bebidas açucaradas, algumas gorduras e laticínios integrais. Recomenda também que, em sentido geral, reduzir o consumo de sal.


2. Mediterrânea


É a que mais conhecemos e foi concebido a partir dos hábitos de alimentação e estilo de vida da Europa. É uma dieta rica em frutas e vegetais, gorduras saudáveis, provenientes do óleo de oliva, nozes e alguns peixes azuis. Foi comprovada sua eficácia na redução do risco de doenças cardiovasculares e alguns tumores.


3. Flexiteriana


Seu nome é uma mistura das palavras flexível e vegetariana.


A dieta flexitariana incentiva as pessoas a levar uma dieta vegetariana a maior parte do tempo, para melhorar a saúde, mas sem cortar de todo o consumo de carne.


4. A dieta de Peso Observadores


É uma dieta muito popular nos Estados Unidos, promovida por celebridades como Oprah Winfrey que diz ter perdido muitos quilos graças a esse regime.


Funciona considerando que cada alimento tem uma pontuação. Os alimentos ricos em nutrientes e com grande capacidade saciante têm poucos pontos, enquanto que os doces pontuam muito alto.


5. Mind


É a mistura da dieta DASH e a mediterrânica e tem muito boa aceitação porque foi relacionado com a prevenção do alzheimer e da demência. Incentiva as pessoas a consumir alimentos que protegem o cérebro, como os vegetais de folhas verdes, nozes, amora, feijão, cereais integrais, carne de aves de capoeira, o azeite e o vinho. Recomenda-Se evitar alimentos como as carnes vermelhas, a manteiga, a margarina, o queijo, os doces e os alimentos fritos.


6. Dieta TLC


O seu nome vem da sigla em inglês que significa “Mudanças Terapeúticos do Estilo de Vida” (Therapeutic Lifestyle Changes). Seu objetivo é reduzir a taxa de colesterol no sangue, para o efeito, propõe cortar o consumo de gorduras saturadas e de todas as gorduras em geral. Também incentiva a comer mais fibra.


7. Volumétrica


As pessoas que se animem a seguir este regime devem prestar atenção para a densidade energética dos alimentos, ou seja, ao número de calorias que existem em uma determinada quantidade de alimentos: os alimentos que têm uma densidade energética alta contêm muitas calorias em uma pequena porção.


Os especialistas consideraram que as dietas ketogénica e Dukan qualificam-se nos últimos lugares do ranking devido a que são muito difíceis de seguir.


Por outro lado, a nutrióloga Monika Abujder menciona que mais do que fazer dietas é necessário focar na nutrição correcta, esta deve incluir todos os nutrientes que o organismo necessita, por isso, insiste na importância de saber selecionar os alimentos. “Cada corpo reage diferente. É importante considerar a genética da pessoa e os hábitos que eles tiveram desde pequenos”.


Indica que realizar uma dieta não significa deixar de comer, mas de tomar consciência da quantidade de alimentos que ingere como também englobar o consumo de frutas e vegetais, tomar bastante água, consumir produtos ecológicos, diminuir as proteínas de carne de animais e fazer exercício físico.


“Se uma pessoa deseja aumentar ou diminuir de peso, é recomendável que você conte com um profissional que possa aconselhar uma dieta como a mediterrânea – que se adapte aos objectivos que pretende alcançar”, diz a profissional.